CARBOIDRATOS não são os vilões, são aliados, temos que saber usa-los.

valéria Sem categoria Deixe um comentário

Os carboidratos são combustíveis perfeitos para o corpo e o cérebro. Embora a maioria das pessoas consiga obter a quantidade necessária por meio dos alimentos, os atletas muitas vezes precisam usar suplementos para suprir uma necessidade maior do seu organismo.

Um grama de carboidrato contém 4 calorias. Os carboidratos podem ser convertidos em glicose (desejado) ou gordura (indesejado). Os carboidratos são normalmente categorizados em complexos e simples. Os simples são mais rapidamente digeridos e geram um aumento rápido de energia e açúcar no sangue.

Os carboidratos são uma fonte muito eficaz de produção de energia. Eles podem ser armazenados como glicogênio nos músculos e no fígado, e agem prontamente como fonte de energia disponível para exercícios prolongados e vigorosos. Por essa e outras razões, os carboidratos podem ser considerados o nutriente mais importante para o desempenho esportivo.

Uma alimentação rica em carboidratos é uma estratégia muito utilizada por atletas de alta resistência para aumentar as reservas de glicogênio nos músculos buscando a melhora de seu desempenho. O glicogênio é a forma que o corpo encontra para armazenar a glicose, a principal fonte de energia do corpo. Quando consumimos carboidratos, o corpo transforma boa parte dele em glicose. A glicose que não é imediatamente necessária é armazenada na forma de glicogênio nos músculos para ser usada posteriormente. Contudo, o treinamento de grande intensidade em esportes de alta resistência que têm mais de uma hora de duração desfalca essas reservas de glicogênio, aumentando a necessidade de ingestão de carboidratos para garantir níveis normais de glicose no sangue e reservas suficientes de glicogênio nos músculos.

A alimentação rica em carboidratos auxilia na melhora do desempenho dos atletas de alta resistência.Ou para você quer emagrecer, precisa de energia para executar treinos metabólicos de alta intensidade, para fazer circuítos, entre exercícios aeróbios, musculação, exercícios funcionais, etc. Caso não ocorra uma ingestão de carboidratos, seus músculos é que serão acionados porque você não terá reservas energéticas, e com isso seu corpo usa seus próprios músculos,causando degradação muscular. E não é isso que queremos, queremos “Massa magra” forte!

Fonte 1: “O segredo do corpo perfeito” – Valéria Aprobato
Fonte 2:http://definicaototal.com.br/nutricao/carboidratos/

valériaCARBOIDRATOS não são os vilões, são aliados, temos que saber usa-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *